segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Iluminismo – aula de História – 2º EM- Turma A

No século XVIII, uma nova corrente de pensamento começou a tomar conta da Europa defendendo novas formas de conceber o mundo, a sociedade e as instituições. O chamado movimento iluminista surge nesse período. Segundo Rousseau, além de estudos políticos, romances e ensaios sobre educação, religião e literatura, sua obra principal é Do Contrato Social, onde defende a idéia de que o ser humano nasce bom, porém a sociedade o conduz a degeneração. Afirma também que a sociedade funciona como um pacto social, onde os indivíduos, organizados em sociedade, concedem alguns direitos ao Estado em troca de proteção e organização, defendendo a velhice em uma de suas frases:  ‘O que viveu mais não é aquele que viveu até uma idade avançada, mas aquele que mais sentiu na vida’          
Sendo assim o Iluminismo atacou tudo aquilo que era considerado contrário à busca da felicidade, da justiça e da igualdade.
Iniciamos os estudo sobre o tema Iluminismo, nessa quarta-feira (03/08/2011),  fizemos uma visita ao Asilo São Vicente de Paulo, em nosso bairro, acompanhamos de perto a vida de seus internos, refletindo sobre a frase destacada de Rousseau, preparamos juntos  os questionamentos que serão abordados em sala de aula, comentou a Profª Maria José / História.








2 comentários:

  1. precisamos ajudar estas entidades para promover a paz e o amor!!que o idoso precisa de muita atenção !visitas são muito importantes obgd

    ResponderExcluir
  2. Olá, sou Franciele, aluna do 2º Ano A EM.
    E posso afirmar que, não há satisfação maior do que aquela que sentimos quando proporcionamos alegria aos outros..E estou feliz com o incentivo da Profª Maria José ao realizar com nossa turma ações sociais como esta.
    E agradeço a todos que colaboraram para que esta ação fosse realizada, em especial aos funcionários do LAR SÃO VICENTE DE PAULO de TAQUARITUBA.

    ResponderExcluir