quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Relatório do Livro O Gênio do Crime

1) Uma breve descrição da atividade realizada:

Inicialmente foram entregues os exemplares do livro “O GÊNIO DO CRIME” e conforme a indicação do projeto, foi apresentado aos alunos uma prévia sobre o mesmo, notas do autor, gênero pertencente, personagens (perfil e características) iniciando a leitura e apresentando a construção das personagens, o enredo e como os alunos deveriam trabalhar com a narrativa por meio de fichas e diários de leitura. Leitura do livro, análise dos elementos da narrativa, elaboração de fichas de leitura, produção de vídeos, documentando o trabalho realizado e as impressões dos alunos em relação à história.

2) Resultados alcançados e reflexos na aprendizagem:

Excelentes resultados foram obtidos, pois a leitura propiciou momentos de reflexão e levantamento de hipóteses sobre o desenrolar da história, desde a compreensão da natureza alfabética do nosso sistema de escrita, até o desenvolvimento da fluência e rapidez de leitura, da capacidade de compreensão de textos.O texto suscitou respostas, gerou novos discursos, novos textos, além de decodificar e compreender, também incitou capacidades de apreciação e réplica que envolveram as situações apresentadas pela trama.

3) Aspectos positivos apresentados:

O prazer da leitura, a formação de um leitor crítico, a descoberta de uma realidade não pertinente ao seu entorno, ou seja, através da narrativa, os alunos conheceram hábitos e locais de uma cidade como São Paulo na década de 70 (registro histórico), além da identificação com as personagens, seus problemas e seu cotidiano, conhecer a turma do Bolacha e envolveram-se diretamente com a narrativa, levantando suposições sobre quem seria o gênio do crime.Resultando numa inferência direta . Havido um exemplar do livro por aluno, facilitou o trabalho.

4) Aspectos negativos/dificultadores:

A maior problemática foi conciliar o ritmo de leitura dos alunos, pois cada um tem um ritmo próprio. E da situação dificultadora do espaço onde ocorre a trama, pois os alunos não tinham noção espacial dos locais citados na trama, a idéia de deslocamento de um local para outro em uma cidade grande. Foi necessária a intervenção do professor, explicando o roteiro realizado pelos meninos para a investigação.

5) Comentário relevante:

Destaca-se a seriedade dos alunos em relação ao projeto, o empenho deles, em rodas de debate, opinando sobre o desenrolar da história, o interesse em ler mais obras do autor e desse gênero (o professor listou algumas sugestões de leitura de outras obras do mesmo autor : O caneco de prata, Berenice a detetive, O diário de Berenice etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário